Vidro ou plastico? Pano ou papel? Veja o que o melhor quando faltar agua

Muita gente responderia rapidinho que a melhor solucao para economizar gua  parar de lavar a loua em casa e passar a usar copos, pratos e talheres de plstico. A capital paulista tem vrios exemplos de restaurantes e lanchonetes que adotaram descartveis na tentativa de amenizar a falta de gua. O "plano B"  colocado em acao numa tentativa de evitar perder clientes.

 

Mas no  bem isso que a gente deve fazer se quiser agir contra o problema de desabastecimento.

 

A conta  simples: os materiais de plstico demandam uma quantidade de gua muito maior em sua fabricacao e reciclagem do que a usada para lavar utenslios reutilizveis (de vidro, metal, cermica etc.). Voc sabia que so necessrios 3,5 litros de gua para produzir um nico copo plstico, enquanto usamos no mximo 500 ml na lavagem?

 

De cara, a primeira medida a se tomar nestes tempos de crise hdrica  reduzir o consumo em geral. Ento, segundo a ONG Akatu, que trabalha h 14 anos com aões de consumo consciente e sustentabilidade, no devemos trocar "seis por meia dzia", mesmo em um momento de urgncia, quando a torneira seca.

 

"No longo prazo, voc vai trocar um problema pelo outro, esse  o raciocnio que as pessoas precisam fazer. Para produzir um copo de plstico, essa gua sai de algum lugar, e esse lugar  o mesmo sistema que traz a gua para a gente beber, cozinhar e tudo mais", diz Ana Nca, coordenadora de comunicacao do Akatu. "A crise  uma oportunidade para mudar de comportamento tanto no mbito do consumo de gua quanto em outros."

 

Podemos adotar hbitos simples, mas eficazes e duradouros. Captar gua de chuva, reutilizar a gua e reaproveit-la em quantas etapas for possvel so algumas das medidas a serem incorporadas ao nosso dia a dia, no apenas em poca de crise.

 

Fonte: UOL Meio Ambiente